Os estudantes e seus familiares puderam conhecer os espaços da BBM e alguns livros do acervo
Publicado: 28/07/2025
Por Elena Souza
Na sexta-feira da última semana, no dia 25 de julho, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu um grupo de vestibulandos e seus familiares. Moradores de Campinas, no interior de São Paulo, eles vieram até a Biblioteca para uma visita completa, guiada pelas mediadoras culturais Ludmila e Milena.
Grupo de alunos visita à Sala de Grandes Formatos (cima) e Térreo (baixo). Foto: Isabela Gotsfritz
A visita foi iniciada no saguão da Biblioteca, onde está localizada a exposição fixa sobre José Mindlin. Lá, o grupo promoveu uma conversa inicial de apresentação e perguntas, na qual as mediadoras puderam conhecer o perfil dos estudantes e apresentar a eles a história do acervo e a proposta de atuação da BBM.
No subsolo, os visitantes conheceram o espaço de quarentena onde os livros recém-chegados ao acervo permanecem por determinado período. No mesmo andar, puderam observar o Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin e entender como as atividades são realizadas ali. As mediadoras também explicaram a eles sobre o trabalho realizado pelo Laboratório de Digitalização, cuja atividade permite que livros do acervo sejam disponibilizados na BBM Digital.
No primeiro andar, o grupo conheceu o espaço no qual estão localizados os gabinetes dos pesquisadores, de onde também foi possível observar a parte central do edifício, circundado por anéis de vidro que permitem a visualização dos mezaninos onde está grande parte do acervo. Na Sala de Grandes Formatos Cristina Antunes, os visitantes observaram e, até mesmo, realizaram a leitura de pequenos trechos de obras do acervo, sempre acompanhados pelas mediadoras.
Grupo de alunos visita à Sala de Grandes Formatos. Foto: Isabela Gotsfritz
Uma das obras selecionadas para essa apresentação foi o livro de Maria Graham, grande historiadora, pintora e a única viajante mulher a integrar o conjunto de autores cujas obras compõem a coleção “Viajantes” no acervo da BBM.
A BBM agradece pela visita e ressalta: o interesse pelo acervo ou pelo espaço da Biblioteca é o único requisito para realizar uma visita como essa. Todos os interessados são bem-vindos! Acesse este link e saiba mais.
Confira o artigo sobre Maria Graham na Brasiliana Iconográfica: Maria Graham, uma mulher entre a botânica e a política.