Publicado em 09/04/2025
Por Elena Souza
Foto: Elena Souza/BBM-USP
Na tarde de terça-feira desta semana, dia 8 de abril, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu a visita de alunos e de um professor da Universidade de Dartmouth.
Os visitantes foram reunidos no saguão da BBM, onde a mediadora cultural que os recepcionou explicou a eles sobre a história da Biblioteca e seu diferencial: abrigar obras raras e especiais.
No subsolo, o grupo conheceu a reserva técnica e a quarentena, local em que são abrigados os livros recém-chegados ao acervo. Os estudantes também puderam aprender sobre as atividades do Laboratório de Conservação Preventiva Guita Mindlin e saber como funciona o processo de digitalização dos livros na Biblioteca.
No primeiro andar, a mediadora explicou aos visitantes sobre os protocolos e a estrutura arquitetônica que promovem a preservação dos livros, como, por exemplo, o tipo de vidro que circunda os mezaninos da Biblioteca e protege contra incidência de luz, e o sistema de controle da umidade e da temperatura do ambiente.
Passaram ainda pelos gabinetes dos pesquisadores, pela sala de consulta Rubens Borba de Moraes e pela sala dos Grandes Formatos, onde observaram os móveis, todos assinados por designers brasileiros, e as lombadas de algumas obras do acervo. A mediadora cultural apresentou aos alunos alguns livros de autoria de pessoas indígenas, material doado nesta semana para a Biblioteca.
O grupo, composto por pessoas da América Central, América do Norte e Europa, possui um perfil acadêmico diverso: alunos de Literatura Inglesa, Literatura Latino-americana, Antropologia, Psicologia, Cinema e Ciência da Computação.
Os estudantes vieram ao Brasil acompanhados do professor Carlos Cortez Minchillo, que também participou da visita. Doutor em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, sob orientação do professor Hélio de Seixas Guimarães (vice-diretor da BBM), Minchillo atua como professor assistente no departamento de Espanhol e Português da Universidade de Dartmouth.
A BBM agradece a visita e reforça que todos são bem-vindos em nossa Biblioteca.
Para mais informações sobre como conhecer à BBM, clique aqui.
Venha nos visitar!