O grupo de estudantes e um professor de Relações Internacionais da Universidade argentina estiveram no campus para um seminário e vieram até a Biblioteca para uma visita mediada
Publicado em 13/05/2025
Por Elena Souza
Nesta segunda-feira, dia 12 de maio, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) recebeu a visita de um grupo de estudantes e um professor do curso de Relações Internacionais na Universidade Austral, da Argentina.
O grupo esteve no campus acompanhando o professor Said Chaya, da mesma Universidade argentina, que apresentou um seminário no Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. Eles aproveitaram a visita para conhecer o espaço da BBM e participar de uma visita mediada.
Visitantes reunidos no saguão e andar superior da Biblioteca. Fotos: Julia Forner/ BBM-USP
A visita teve início no saguão da Biblioteca, onde a mediadora cultural contou ao grupo sobre a história da BBM e de seu acervo. Os visitantes puderam observar a reserva técnica e o Laboratório de Conservação Preventiva da Biblioteca , e entender a dinâmica de atividades exercidas pelos bolsistas e estagiários.
À esquerda, o grupo observa os livros do projeto Livros da Floresta e, à direita, conhecem a Sala Consulta Rubens Borba de Moraes. Fotos: Julia Forner/ BBM-USP
Na sala dos pesquisadores, eles foram apresentados a alguns livros que integram o projeto Livros da Floresta. O grupo demonstrou particular interesse pelas questões étnicas e raciais que compõem a sociedade brasileira e, especialmente, a comunidade USP. Os alunos fizeram perguntas à mediadora e promoveram um diálogo sobre vestibular, cotas raciais, línguas oficiais brasileiras e diversidade das línguas indígenas no Brasil.
Susan Gabriela Huallpa Huanacuni, mediadora cultural, apresenta ao grupo algumas obras do acervo e a Sala de Grandes Formatos. Fotos: Julia Forner/ BBM-USP
Na Sala de Grandes Formatos, as estagiárias de mediação cultural e do serviço de biblioteca mostraram alguns livros aos visitantes e explicaram, por exemplo, o que é um ex-libris. Além do ex-libris de José Mindlin, eles puderam observar livros dos anos 1800, compostos por descrições e gravuras, com a temática de viagens.
A BBM agradece a visita e lembra que é sempre um prazer recebê-los!
Você também pode participar de uma visita como essa! Saiba mais.