O evento contou com a realização de visitas e mesas de debate mediadas pelo autor, Ricardo Souza de Carvalho

Publicado em 25/04/2025

Por Elena Souza

No dia 23/04, quarta-feira desta semana, a Biblioteca recebeu o evento de lançamento do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima. A Biblioteca, assim como a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), foi criada a partir do acervo doado pelas pessoas que nomeiam as instituições: Manuel e Flora de Oliveira Lima. O evento contou com mesas de debate composta por professores, pesquisadores e bibliotecários, além de uma visita mediada, da qual participaram cerca de 45 estudantes.

A equipe de mediação cultural da BBM recebeu um grupo de alunos de Iris Kantor, professora de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e uma das participantes das mesas de debates. O grupo, dividido em dois para a melhor circulação dentro da Biblioteca, foi até a Sala dos Grandes Formatos, onde puderam conhecer algumas obras do acervo da BBM.

Alunos de Iris Kantor em visita - meio do texto

Alunos da professora Iris Kantor observam obras do acervo BBM. Foto: Julia Forner/ BBM-USP

Após a visita, foram iniciadas as mesas de discussão na Sala do Conselho da Biblioteca. O mediador do encontro foi Ricardo Souza de Carvalho, autor do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima e professor de literatura brasileira da FFLCH da USP.

Alexandre e Hélio em Amigos dos Livros - meio do texto

Da esquerda para direita: Alexandre Saes, diretor da BBM, Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM, e Ricardo Souza de Carvalho, autor do livro. Foto: Elena Souza/ BBM-USP

Os amigos dos livros

A primeira mesa, “Somando histórias: 10 anos da BBM e 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima”, foi composta por Marilia Mello e Duilia de Mello, bibliotecária e diretora-executiva, respectivamente, da Biblioteca Oliveira Lima; e Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM.

Duilia de Mello e Marilia Mello - meio do texto

Marilia Mello e Duilia de Mello, de modo on-line, realizam apresentação. Foto: Julia Forner/BBM-USP

Diulia e Marilia enfatizaram a importância da conscientização sobre os acervos para formar uma geração que, mais do que nunca, seja amiga dos livros. Duilia lembrou do poder da sabedoria, que engrandece a todos.

Já Guimarães lembrou do trabalho de Guita Mindlin como conservadora. Ele comentou sobre a importância de perpetuar o legado de seu trabalho na valorização dos livros, mencionando os estagiários que atuam na preservação do acervo e os pesquisadores que desenvolvem estudos a partir das obras abrigadas na Biblioteca.

O potencial dos acervos

Na apresentação “Flora, companheira de vida e de trabalho”, da segunda mesa, Nathália Henrich — professora da Universidade Federal do ABC e ex-diretora da Biblioteca Oliveira Lima — abordou as duas atuações de Flora de Oliveira Lima com os livros: Flora, para além de bibliófila, foi a primeira profissional a ocupar o cargo de bibliotecária da Biblioteca Ibero-Americana (que veio a se chamar Oliveira Lima). Nathália lembrou que a biblioteca abriga um acervo amplo que permite encontrar, por exemplo, documentos sobre a atuação de mulheres na biblioteconomia.

Iris Kantor falou sobre a “Mapoteca Digital da Biblioteca Oliveira Lima: Inventário Cartobibliográfico”. A professora comenta sobre a necessidade de disponibilizar o material cartográfico ao público e, ao mesmo tempo, preservá-lo fisicamente. Ela apresentou aos participantes do evento o site da Biblioteca Digital de Cartografia Histórica (BDCH), que foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, do qual é coordenadora. A novidade é que, em comemoração pelo centenário da Biblioteca Oliveira Lima, a BDCH passou a abrigar a nova coleção digital de mapas raros do acervo da Biblioteca.

Nathália Henrich e Iris Kantor - meio de texto

Nathália Henrich e Iris Kantor na segunda mesa de debates. Foto: Julia Forner/ BBM-USP

Após uma discussão coletiva, na qual os convidados e o público do evento puderam trocar percepções e experiências, todos seguiram para a livraria João Alexandre Barbosa da Edusp. Na livraria, houve o lançamento do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima, que contou com uma sessão de autógrafos do autor Ricardo Souza de Carvalho.

Ricardo Souza de Carvalho - meio do texto

Professor Ricardo Souza de Carvalho, autor de Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima. Foto: Julia Forner/BBM-USP