Publicado em 25/04/2025
Por Elena Souza
No dia 23/04, quarta-feira desta semana, a Biblioteca recebeu o evento de lançamento do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima. A Biblioteca, assim como a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), foi criada a partir do acervo doado pelas pessoas que nomeiam as instituições: Manuel e Flora de Oliveira Lima. O evento contou com mesas de debate composta por professores, pesquisadores e bibliotecários, além de uma visita mediada, da qual participaram cerca de 45 estudantes.
A equipe de mediação cultural da BBM recebeu um grupo de alunos de Iris Kantor, professora de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e uma das participantes das mesas de debates. O grupo, dividido em dois para a melhor circulação dentro da Biblioteca, foi até a Sala dos Grandes Formatos, onde puderam conhecer algumas obras do acervo da BBM.
Alunos da professora Iris Kantor observam obras do acervo BBM. Foto: Julia Forner/ BBM-USP
Após a visita, foram iniciadas as mesas de discussão na Sala do Conselho da Biblioteca. O mediador do encontro foi Ricardo Souza de Carvalho, autor do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima e professor de literatura brasileira da FFLCH da USP.
Da esquerda para direita: Alexandre Saes, diretor da BBM, Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM, e Ricardo Souza de Carvalho, autor do livro. Foto: Elena Souza/ BBM-USP
Os amigos dos livros
A primeira mesa, “Somando histórias: 10 anos da BBM e 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima”, foi composta por Marilia Mello e Duilia de Mello, bibliotecária e diretora-executiva, respectivamente, da Biblioteca Oliveira Lima; e Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM.
Marilia Mello e Duilia de Mello, de modo on-line, realizam apresentação. Foto: Julia Forner/BBM-USP
Diulia e Marilia enfatizaram a importância da conscientização sobre os acervos para formar uma geração que, mais do que nunca, seja amiga dos livros. Duilia lembrou do poder da sabedoria, que engrandece a todos.
Já Guimarães lembrou do trabalho de Guita Mindlin como conservadora. Ele comentou sobre a importância de perpetuar o legado de seu trabalho na valorização dos livros, mencionando os estagiários que atuam na preservação do acervo e os pesquisadores que desenvolvem estudos a partir das obras abrigadas na Biblioteca.
O potencial dos acervos
Na apresentação “Flora, companheira de vida e de trabalho”, da segunda mesa, Nathália Henrich — professora da Universidade Federal do ABC e ex-diretora da Biblioteca Oliveira Lima — abordou as duas atuações de Flora de Oliveira Lima com os livros: Flora, para além de bibliófila, foi a primeira profissional a ocupar o cargo de bibliotecária da Biblioteca Ibero-Americana (que veio a se chamar Oliveira Lima). Nathália lembrou que a biblioteca abriga um acervo amplo que permite encontrar, por exemplo, documentos sobre a atuação de mulheres na biblioteconomia.
Iris Kantor falou sobre a “Mapoteca Digital da Biblioteca Oliveira Lima: Inventário Cartobibliográfico”. A professora comenta sobre a necessidade de disponibilizar o material cartográfico ao público e, ao mesmo tempo, preservá-lo fisicamente. Ela apresentou aos participantes do evento o site da Biblioteca Digital de Cartografia Histórica (BDCH), que foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica, do qual é coordenadora. A novidade é que, em comemoração pelo centenário da Biblioteca Oliveira Lima, a BDCH passou a abrigar a nova coleção digital de mapas raros do acervo da Biblioteca.
Nathália Henrich e Iris Kantor na segunda mesa de debates. Foto: Julia Forner/ BBM-USP
Após uma discussão coletiva, na qual os convidados e o público do evento puderam trocar percepções e experiências, todos seguiram para a livraria João Alexandre Barbosa da Edusp. Na livraria, houve o lançamento do livro Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima, que contou com uma sessão de autógrafos do autor Ricardo Souza de Carvalho.
Professor Ricardo Souza de Carvalho, autor de Aqui vive um amigo dos livros: 100 anos da Biblioteca Oliveira Lima. Foto: Julia Forner/BBM-USP