Publicado: 02/07/2024

Atualizado: 24/07/2024

Por Eliete Viana

Na manhã da sexta-feira, dia 28 de junho, foi realizado um encontro com patronos do Fundo Patrimonial da USP na Sala do Conselho da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM).

Café da manhã com patronos. Reitor.

Carlos Carlotti Júnior, reitor da USP, e Alexandre Saes, diretor da BBM, participam de café da manhã com patronos - Foto: Elena Souza/BBM-USP

O diretor da BBM, Alexandre Macchione Saes, abriu a reunião falando sobre a doação feita pela família de Guita e José Mindlin (representados na ocasião pelos filhos: Betty, Sérgio e Sonia), que deu origem ao acervo da Biblioteca, "que, provavelmente, em tamanho, é a segunda maior Brasiliana do mundo, depois da Biblioteca Nacional", ressaltou.

Saes destacou que o ano de 2023 foi muito importante, porque foi o de comemoração dos 10 anos de inauguração, mas agora temos de pensar o futuro também.

"Não só preservar o acervo, mas potencializar aquilo que possui, através da digitalização, por exemplo". O diretor lembrou ainda que, neste ano, a Biblioteca recebeu uma doação importantíssima, a da Coleção da Guerra do Paraguai, a segunda maior depois da doação inicial, que dialoga com o acervo da Coleção Cisplatina que a BBM possui e que fez uma aquisição do Cadernos Negros, que faz conexão também com uma biblioteca que está buscando pensar e pertencer aos novos tempos.

Após a fala inicial do diretor, foi apresentado o vídeo institucional dos 10 anos da Biblioteca.

O presidente do Conselho de Administração da Fundação Gestora do Fundo Patrimonial da USP, Hélio Nogueira da Cruz, apresentou algumas realizações do 1° semestre de 2024, como a festa de 90 anos da USP, na Sala São Paulo, e o lançamento do livro Doações e Doadores da USP (no qual a história da BBM também é contada). "O livro traz exemplos das principais doações que a USP recebeu ao longo de sua história e derruba o mito de que no Brasil não se fazem doações", comentou Cruz.

Outras ações também foram lembradas: a exploração da marca USP, o apoio ao concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (Osusp) na abertura da temporada de 2024; lançamento do Fundo USP Diversa; inclusão de novos patronos; Fundo do Museu Paulista, Fundo BBM (que está em elaboração e ainda precisa de aprovação do Conselho Deliberativo da BBM).

Agradecimentos

Durante a reunião, o Fundo Patrimonial da USP entregou placas de agradecimento aos patronos que estavam presentes, incluindo para Stelio Marras, professor do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), o qual anunciou uma doação de R$25 milhões, que será deixada em seu testamento para o Fundo Patrimonial, destinada a financiar bolsas de permanência estudantil para os estudantes com vulnerabilidade socioeconômica da USP.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, comentou que focar no desenvolvimento das universidades é um fator fundamental para o crescimento de um país, citando que a Coreia do Sul e a China fizeram isso. Carlotti ressaltou que apesar da porcentagem fixa do ICMS que é destinada à USP (5,47%), o valor pode variar, de acordo com a arrecadação, e assim afetar o oferecimento de bolsas, por exemplo, e, por isso, é importante ter outras fontes de financiamento.

Carlotti citou também as principais realizações da USP nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inclusão, e destacou que é fundamental "nos aproximar da sociedade, porque não podemos ter uma universidade olhando somente para os seus muros".

café com patronos 3

Sérgio Mindlin, filho de José e Guita, e membros do fundo patrimonial da USP - Foto: Elena Souza/BBM-USP

Acervo

O curador e especialista em pesquisa da BBM, João Cardoso, falou um pouco sobre o acervo da Biblioteca e depois convidou os participantes para irem até o primeiro andar, na Sala dos Grandes Formatos, verem algumas obras raras e especiais.

Também estiveram presentes na reunião, a vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda; a pró-reitora de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite; e a pró-reitora de Inclusão e Pertencimento, Ana Lúcia Duarte Lanna.

café com patronos 2

João Cardoso, mediador cultural da BBM, apresenta obras do acervo - Foto: Elena Souza/BBM-USP

Fundo Patrimonial da USP

O programa Patronos do Fundo Patrimonial da USP foi lançado no dia 13 de novembro de 2023, voltado para a captação de recursos de doadores de alta renda que queiram contribuir para a excelência acadêmica e o impacto social da instituição. A cerimônia de lançamento foi realizada no Museu do Ipiranga, em São Paulo, e reuniu dirigentes da gestão universitária e convidados.

café com patronos 1

Membros do fundo patrimonial da USP reunidos na Sala do Conselho da BBM - Foto: Elena Souza/BBM-USP