A partir da perspectiva de estudantes célebres, os visitantes da mostra poderão conhecer mais sobre a história da Universidade e das lutas sociais brasileiras

Publicado em 08/04/2025

Por Elena Souza

No dia 16 de abril, terá início na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) a exposição A história pelas mãos dos estudantes - Os 80 anos do Jornal O Politécnico. A mostra apresentará ao público alguns exemplares históricos do jornal da Escola Politécnica (Poli) da USP, que, desde sua fundação, apresenta papel de grande importância não apenas nos movimentos estudantis e acadêmicos, mas também nos políticos e sociais.

A ideia é que os visitantes possam conhecer mais sobre a trajetória do Jornal através da perspectiva dos estudantes que o produzem e que já o produziram. Entre eles, estão figuras brasileiras célebres, sendo algumas delas: o ex-governador de São Paulo, Mário Covas (de 1994 a 2001); o ator Carlos Zara; o fotógrafo Thomaz Farkas, um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil; a empresária Cristina Junqueira, fundadora do Nubank; e Sérgio Mindlin, filho de José e Guita Mindlin (responsáveis pela doação que hoje compõem o acervo da Biblioteca) e fundador do Instituto Ethos.

Ao visitar a exposição, o público também poderá conhecer a função social e política do jornal estudantil na história brasileira. O Politécnico garantiu que a voz dos estudantes ecoasse na mídia, influenciando, dessa forma, importantes acontecimentos históricos de São Paulo e do Brasil. Um claro exemplo disso é o ano de sua fundação, em 1944, momento em que a ditadura varguista tomava conta do país, tornando a disseminação de informação um ato de resistência.

Criado em um período tão emblemático, durante seus 80 anos de atividade. O Politécnico esteve presente em diversos momentos que marcaram a história. O Jornal atuou, através de seu posicionamento público e consequente influência estudantil, em movimentos democráticos contra a ditadura militar e em favor dos direitos civis, como, por exemplo, a Campanha Paula Souza para alfabetização de adultos ─ iniciativa dos alunos do Grêmio Politécnico ─, as “Diretas já” e a aprovação da Constituição de 1988.

Mais recentemente, O Politécnico colaborou com a disseminação de informações confiáveis sobre a pandemia de Covid-19, quando acompanhou o projeto no qual alunos da Poli, em conjunto com o Instituto de Física e a comunidade científica da USP, criaram ventiladores pulmonares artificiais que colaboraram para que milhares de vidas fossem salvas.

Guiando o visitante do passado ao presente a partir das edições de O Politécnico, a exposição A história pelas mãos dos estudantes chega a BBM em sua melhor forma, como comenta Diego Roiphe, diretor do Jornal: “É uma imensa satisfação trazer a exposição que realizamos ano passado no Memorial da América Latina para dentro da USP, de forma mais completa e profissional, em um local de destaque enquanto um novo centro de cultura, literatura e manifestações artísticas e políticas dentro da universidade.”.

Serviço:

Exposição A história pelas mãos dos estudantes - Os 80 anos do Jornal O Politécnico

Visitação: 16/04 até 16/05, das 9h às 18h

Local: Sala BNDES/Subsolo da Livraria Edusp, na Rua da Biblioteca, 21, Espaço Brasiliana – Cidade Universitária, São Paulo

Entrada gratuita