Publicado: 23/04/2025
Por Eliete Viana
A exposição Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia ficará em cartaz na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) até o dia 7 de maio, sendo realizada em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e com curadoria de Viviana Bosi, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e filha de Alfredo e Ecléa Bosi.
Em exibição na BBM desde o dia 12 de março no saguão e na Sala Multiuso da BBM, a mostra propõe dar maior ênfase ao pensamento crítico do autor, destacando algumas de suas principais linhas de força. Para isso, o conceito da mostra (que já esteve em cartaz na USP no Centro MariAntonia e no Centro Cultural de São Carlos) foi reformulado, trazendo novos eixos temáticos que remetem à produção crítica de Alfredo Bosi, como “Dialética da colonização” e “Literatura e resistência”, além de eixos dedicados aos seus primeiros anos, à sua atuação política e social, e um eixo inédito voltado para sua correspondência com diversos escritores brasileiros significativos.
Convidamos Viviana para falar sobre quem foi Alfredo Bosi, sua importância no meio literário e contar algumas curiosidades da exposição. Assista ao vídeo abaixo (Edição e Gravação: Julia Forner/BBM USP):
EXPOSIÇÃO | Últimos dias de Alfredo Bosi: Entre a crítica e a utopia
Exposição Alfredo Bosi: entre a crítica e a utopia
Quando: Até 07/05, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30
Onde: Saguão e Sala Multiuso da BBM, na Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, Cidade Universitária, São Paulo
Quanto: Grátis, aberta ao público em geral, sem necessidade de agendamento prévio