A obra Opúsculo Humanitário, publicada em 1853, reúne 62 artigos de imprensa escritos por Nísia Floresta

Publicado: 17/04/2025
Por Eliete Viana

Aula Opúsculo Humanitário - foto geral

Professora Lígia Ferreira com público da aula do BBM no Vestibular. Foto: Julia Forner/BBM-USP

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, foi realizada a aula sobre o livro Opúsculo Humanitário, de Nísia Floresta, a primeira de 2025 do projeto BBM no Vestibular, da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP. A aula foi ministrada por Lígia Ferreira, professora da Escola de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro do Conselho Deliberativo da BBM.

Lígia começou apresentando um contexto histórico da vida da autora em paralelo ao do Brasil nos mesmos períodos. Ela apontou diferenças na realidade da mulher na época de Nísia e na de hoje, lembrando que na época dela as mulheres não podiam atuar na carreira de Ciências, já que só podiam aprender as quatro operações matemáticas.

E também falou das semelhanças, frisando que o livro, mesmo tendo sido publicado há mais de 170 anos, em 1853, continua sendo atual porque ainda hoje as mulheres precisam lutar por seus direitos, o que está presente no texto da autora pelas críticas aos papéis sociais e de gênero que ela faz.

A docente ressaltou ainda que Nísia era “uma mulher culta, erudita e poliglota e isso [essas características] é mostrado no texto dela” (…), que “escreve também em primeira pessoa, a partir da sua vivência, suas opiniões".

Público do BBM no Vestibular - meio do texto

Público se prepara para a aula sobre "Opúsculo Humanitário". Foto: Julia Forner/BBM-USP

Temas

Na segunda parte, a professora fez uma leitura comentada da obra “Opúsculo Humanitário”, que reúne 62 artigos de imprensa escritos por Nísia, nos quais ela destaca as falhas do sistema educacional e aponta a necessidade de reformas.

A professora apresentou os temas e argumentos centrais existentes na obra: importância da educação de qualidade para a mulher; ignorância=submissão, que pode ser exemplificado pelo trecho a seguir.

“É pois na educação que reside a causa da superioridade que o homem se arroga sobre a mulher; e é também na falta de uma educação conveniente que se deve atribuir a ignorância em que ela jaz mergulha.” (capítulo I do livro Opúsculo Humanitário).

Outros argumentos presentes no texto são: a falta de educação e a desigualdade de gênero, contrariando a visão da época que considerava a mulher intelectualmente inferior por natureza; a igualdade entre os sexos, homens e mulheres têm a mesma capacidade intelectual e moral. Lígia pediu ainda para os estudantes prestarem atenção nas partes do livro que a autora fala sobre a saúde do corpo feminino.

Durante a aula, Lígia citou um artigo que escreveu sobre Nísia Floresta, publicado na Revista do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, nº 3, novembro 2016, com o título: Itinerário de uma viajante brasileira na Europa: Nísia Floresta (1810-1885). Clique aqui para acessar.

A apresentação foi transmitida de modo on-line e a gravação está disponível em nosso canal no YouTube.

No final da aula, foi feito um sorteio entre os alunos presentes no encontro de livros da aula, que foram doados ao projeto BBM no Vestibular pela Editora Blimunda, a qual a Biblioteca agradece a colaboração.

Alunos ganhadores do sorteio Opúsculo Humanitário - meio do texto

Estudantes ganham exemplar de "Opúsculo Humanitário". Foto: Julia Forner

Projeto

Criado em 2017, o projeto apresenta um ciclo de aulas ministradas por pesquisadores e professores (da USP ou de outras universidades) sobre as nove obras selecionadas pelo vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), prova que possibilita o ingresso nos cursos da USP.

Pela primeira vez, as obras literárias obrigatórias para o vestibular da Fuvest são somente de mulheres autoras de língua portuguesa. A ordem das aulas vai seguir a cronologia de publicação das obras, que foi a forma divulgada pela Fuvest.

A próxima aula será no dia 14 de maio, sempre às quartas-feiras, às 18h, sobre o livro Nebulosas, de Narcisa Amália, ministrada por Marise Hansen. As inscrições serão abertas no dia 9 de maio, às 12h, sexta-feira anterior à realização da aula, pelo link que estará disponível na bio do perfil da BBM no Instagram.