O projeto BBM no Vestibular da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) nasceu em 2017 com o objetivo de aproximar os vestibulandos das obras literárias e está alicerçado na convicção de que a Universidade de São Paulo deve estreitar seus laços com a sociedade  para quebrar barreiras entre o grande público e o universo científico e acadêmico.

Em 2019, o projeto cresceu e passa a desenvolver encontros mensais de análises literárias em parceria com o Cursinho Popular Clarice Lispector (CPCL). Serão nove palestras e bate-papos com o público sobre as obras que fazem parte da lista de livros obrigatórios do vestibular FUVEST/2020. Assim, ao propagar o espaço da Biblioteca como um local de vivências literárias, o projeto visa despertar o leitor existente em cada jovem, para que ampliem as diversas formas de ler o mundo e, dessa forma, percebam o encanto e o prazer que a leitura pode proporcionar pela característica própria do fazer textual que é a articulação da linguagem com a reflexão e a realidade.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – BBM/USP preservou um acervo único sobre a história e a literatura brasileira que deve estar efetivamente disponível para a sociedade. Assim, no site da biblioteca (www.bbm.usp.br/livros-vestibular), o projeto BBM no vestibular disponibiliza aos vestibulandos textos introdutórios sobre as obras selecionadas para a FUVEST e videoaulas ministradas por grandes especialista para aproximar o jovem da literatura brasileira e da universidade.

Texto | Geovana Pereira

Cronograma:

25 de abril – Poemas Escolhidos, Gregório de Matos

27 de junho – Quincas Borba, Machado de Assis

25 de julho – A Relíquia, Eça de Queirós

15 de agosto - O Cortiço, Aluísio Azevedo

29 de agosto – Claro Enigma, Carlos Drummond de Andrade

26 de setembro – Angústia, Graciliano Ramos

10 de outubro – Minha Vida de Menina, Helena Morley

24 de outubro – Sagarana, Guimarães Rosa

21 de novembro – Mayombe, Pepetela

Serviço

Encontros Literários BBM no Vestibular

Quando: quintas, às 17:00, 90 minutos

Onde | Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) – Sala Villa-Lobos

Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo – SP

O local possui acessibilidade para cadeirantes.

Quanto | Gratuito

Agendamento de Monitoria | educativo@bbm.usp.br