NORMAS E FUNCIONAMENTO DE ATENDIMENTO AOS USUÁRIOS
Formulário de Requisição de Consulta
A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) é um Órgão vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), sediado no Complexo Brasiliana USP, na Cidade Universitária, São Paulo-SP. É formada pelo acervo doado por Guita Kauffmann Mindlin, José Ephim Mindlin e seus filhos – Betty, Sérgio, Diana e Sônia –, constituindo um centro interdisciplinar de informação, documentação, pesquisa e difusão científica de estudos brasileiros. São Finalidades da Biblioteca:
I – conservar e divulgar o acervo e facilitar o seu acesso a estudantes e pesquisadores;
II – proporcionar irrestrito acesso de seu acervo digital ao público em geral;
III – promover a disseminação de estudos de assuntos brasileiros por meio de programas e projetos específicos.
1.1 Acervo
O acervo doado à USP em 2006 reúne material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito e/ou publicado por brasileiros, sejam importantes para a compreensão da cultura e história do país. É composto por obras de literatura brasileira e crítica literária, relatos de viagens e missionários, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas) periódicos nacionais, livros científicos e didáticos, documentos históricos, livros de artistas, folhetos, mapas, almanaques, entre outros. Possui cerca de 32.000 títulos que correspondem aproximadamente a 60 mil volumes.
Os materiais impressos e manuscritos que constituem o acervo da BBM estão a serviço de pesquisadores e do público interessado em conhecer mais a fundo temas da história, da literatura, da arte e da cultura brasileira em geral.
Devido ao caráter raro e especial desses materiais, o acervo da Biblioteca não é circulante e o pesquisador pode consultar as obras do acervo no local ou na Biblioteca Digital disponível em https://digital.bbm.usp.br. Não há empréstimo de obras.
2.2. Endereço: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Rua da Biblioteca 21, Complexo Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo – SP , CEP: 05508-065
2.3. Contato
2.4. Serviços Oferecidos
2.5. Busca nos catálogos Bibliográficos da BBM
A BBM faz parte do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi). Desta forma, o catálogo do acervo físico pode ser acessado pelo Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS, pelo endereço: www.dedalus.usp.br, ou pelo Portal de Busca Integrada: www.buscaintegrada.usp.br.
Para restringir sua pesquisa somente ao catálogo da BBM, selecione no DEDALUS, na Guia “Base para busca”, Por: BBM - Bib. Brasiliana Mindlin.
Para acesso à Biblioteca Digital a pesquisa pode ser feita no endereço: https://digital.bbm.usp.br.
2.6. Equipe do Serviço de Biblioteca e Documentação - SBD
2.7. Equipe de Mediação Cultural
2.8. Visitas técnicas
Visitas técnicas de estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e de profissionais que atuam com acervos bibliográficos, podem ser agendadas com antecedência pelos telefones (11) 2648-0317, (11) 2648-0841 e pelo e-mail: biblioteca@bbm.usp.br. Estas ocorrerão no período de funcionamento da Biblioteca. Visitas aos Laboratórios de Conservação e Digitalização somente poderão ser realizadas mediante disponibilidade.
A consulta ao acervo físico da BBM será feita na Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes (RBM), no horário de funcionamento do Serviço de Biblioteca e Documentação - SBD. A consulta será feita mediante o preenchimento de Formulário de Requisição de Consulta às Obras do Acervo, disponível no site da BBM. A consulta terá o acompanhamento de um membro da equipe do SBD, para qualquer auxílio ou necessidade do usuário.
O acervo pode ser consultado via DEDALUS, no endereço www.dedalus.usp.br ou pelo Portal de Busca Integrada: http://www.buscaintegrada.usp.br/ (ver item 2.5).
Parte do acervo está sendo digitalizado e disponibilizado na Biblioteca Digital da BBM (https://digital.bbm.usp.br). Os usuários podem realizar buscas online, visualizar as obras digitalizadas e também fazer downloads.
A BBM tem a finalidade de divulgar e colocar seu acervo à disposição dos usuários. É também seu dever a preservação dos materiais sob sua guarda. Por essa razão pedimos que leia atentamente e siga as normas abaixo.
Administração
Segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h
Serviço de Biblioteca e Documentação - SBD
Segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
Obs.: Mediante preenchimento do Formulário de Requisição de Consulta.
Exposições
Segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 18h30
Sala de Leitura Lampadia
Segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 18h30 Sábado, das 9h às 13h