Publicado: 08/05/2025
Por Eliete Viana
Visitantes acompanhados do Diretor e Vice-diretor da BBM - Foto: Julia Forner/BBM-USP
Na tarde desta quarta-feira, dia 7 de maio, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebeu a visita de cinco pessoas da equipe do Núcleo de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural: Andréa Martins, Eliza Oliver, Felipe Sales, Natalia Souza e Roberta Roque, que é composta por 11 pessoas no total. A equipe foi recepcionada pelo diretor e pelo vice-diretor da BBM, respectivamente, Alexandre Macchione Saes e Hélio de Seixas Guimarães.
Essa equipe do Itaú Cultural, está visitando algumas instituições para conhecer suas atividades culturais, como peças teatrais, musicais, exposições, entre outras, e assim também desenvolverem novas ideias e estabelecerem conexões e parcerias. Como integrantes de um núcleo que visa a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, eles são oriundos de diversas áreas, como literatura, dança, jornalismo.
Inicialmente, na Sala do Conselho, conversaram sobre o conhecimento que tinham da USP e da Biblioteca; depois sobre o desenvolvimento de atividades incluindo diversas áreas: "é desafiador fazer, trabalhar com essas transversalidades", destacou o vice-diretor comentando sobre esses "cruzamentos" das várias artes e linguagens nas atividades culturais.
E também falaram sobre as políticas e atividades culturais das duas instituições. O diretor da BBM lembrou que nos 10 anos de inauguração da Biblioteca, em 2023, foi feito um seminário para discutir a questão das brasilianas; que o acervo foi aumentado com algumas doações e a aquisição dos Cadernos Negros; além de lembrar dos eventos realizados mais recentemente, como o seminário Reconfigurações contemporâneas da autoria, o qual debateu as autorias feminina, negra, indígena e na Era digital, nesta semana, nos dias 5 e 6 de maio.
Por coincidência, este seminário acaba indo ao encontro das próximas ocupações do Itaú Cultural que serão sobre Ailton Krenak – líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta, escritor brasileiro da etnia indígena krenaque e Imortal da Academia Brasileira de Letras – e Grande Otelo (1915-1993) – ator, comediante, cantor, produtor e compositor brasileiro.
Na segunda parte da visita, foram até o primeiro andar da Biblioteca, onde viram os gabinetes de pesquisa dos pesquisadores residentes da BBM -https://bbm.usp.br/pt-br/editais/reunião-com-os-novos-pesquisadores-residentes-da-bbm/--; conheceram o projeto Livros da Floresta -https://bbm.usp.br/pt-br/institucional/projeto-livros-da-floresta-aumenta-voz-indígena-no-acervo-da-biblioteca-brasiliana/-; explicado pela estagiária da Mediação Cultural, Susan Gabriela Huallpa Huanacuni.
Visitantes na Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes - Foto: Julia Forner/BBM-USP
Depois, passaram na Sala de Consulta Rubens Borba de Moraes, na qual são realizadas as consultas ao acervo, e, na Sala de Grandes Formatos Cristina Antunes puderam ver de perto algumas obras da Bibioteca, como os livros grandes de Sebastião Salgado e os Cadernos Negros.
Visitantes da Sala dos Grandes Formatos - Foto: Julia Forner/BBM-USP
O Itaú Cultural é uma organização voltada para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.