Jornada na Biblioteca Brasiliana inaugura celebrações dos 120 de Erico Verissimo

O evento, organizado por uma pesquisadora residente da BBM, será realizado na segunda semana de abril e contará com minicursos, mesas-redondas e exposição de manuscritos do autor

Publicado em 28/03/2025

Por Elena Souza

Na segunda semana do mês de abril, do dia 8 ao dia 10 de abril, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP receberá a Jornada Erico Verissimo, que contará com um minicurso, mesas-redondas e uma exposição de manuscritos do escritor gaúcho que estão preservados no acervo da Biblioteca.

A Jornada tem organização de Márcia Ivana de Lima e Silva, umas das pesquisadoras residentes da BBM e professora aposentada do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Parte do projeto de Márcia no acervo BBM consiste na pesquisa e análise de manuscritos do romance Olhai os lírios do campo, de Verissimo.

Esse trabalho da pesquisadora resulta na formulação da homenagem que acontecerá na BBM e que irá inaugurar os projetos que pretendem celebrar os 120 anos de nascimento de Erico Verissimo (1905 - 1975), no dia 17 de dezembro. As comemorações foram propostas pelos próprios familiares do autor e pela editora Companhia das Letras, que publica seus títulos.

A Jornada contará com um minicurso, ministrado nos dias 8 e 9 de abril, das 14 às 16h, cujos temas serão Romances urbanos (décadas de 1930-40) e Romances políticos (1960-70), respectivamente. As aulas são abertas para os alunos de graduação e pós-graduação da USP, independentemente de sua área de estudo, e não é necessário realizar inscrição prévia.

Já no dia 10, serão realizadas duas mesas-redondas, uma em cada período do dia: a primeira, às 9h, será composta por Rachel Valença, coordenadora de Literatura do Instituto Moreira Salles, e por Maria da Glória Bordini, professora do Instituto de Letras da UFRGS; a segunda, às 14h, por Antônio Dimas, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e por Márcia Ivana, organizadora do evento. As apresentações são abertas ao público, comunidade USP e externa, e também não é necessário realizar inscrição.

Todas essas atividades que compõem a Jornada serão realizadas na Sala Villa-Lobos, no andar térreo da Biblioteca.

Durante toda a semana em que serão realizados o minicurso e as mesas-redondas, estarão expostos na Biblioteca os manuscritos de Olhai os lírios do campo, estudados por Márcia Ivana.

O escritor

Erico Verissimo

O escritor gaúcho Erico Verissimo. Foto: acervo IMS

Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1905. Seus primeiros contos foram publicados em 1929 e obtiveram sucesso. No ano seguinte, o autor se mudou para Porto Alegre para se dedicar totalmente à carreira literária, tendo exercido anteriormente as funções de bancário, balconista e farmacêutico. Trabalhou na Revista Globo, onde foi diretor, publicou em jornais como Correio do Povo, além de ter atuado na área da educação. Grande romancista, ganhou projeção nacional com o título Olhai os lírios do campo, que também potencializou o gosto pelo romance no Brasil.

A pesquisadora

Pesquisadora Marcia Ivana

A pesquisadora Marcia Ivana. Foto: acervo pessoal

Márcia Ivana de Lima e Silva é licenciada em Letras pela UFRGS, mestre e doutora em Letras e Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Em suas pós-graduações, desenvolveu as pesquisas A polifonia em O senhor embaixador e O processo criativo em Incidente em Antares: uma análise genética, ambas acerca de obras de Erico Verissimo. Atualmente, é pesquisadora residente da BBM e pesquisadora convidada do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Todas as atividades que irão compor a Jornada Erico Verissimo são totalmente gratuitas. Participe e saiba mais sobre esse importante autor gaúcho!

Serviço

Jornada Erico Verissimo na BBM

Quando:

Minicursos: 8 e 9 de abril, das 14h às 16h

Mesas-redondas: 10 de abril, às 9h e às 14h

Exposição de Olhai os lírios do campo: de 7 a 11 de abril

Quanto: gratuito e sem necessidade de inscrição

Onde: Sala Villa-Lobos da BBM. Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo