No dia 14/11, quinta- feira, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) promoverá uma "Homenagem à memória de Ana Maria de Almeida Camargo". A atividade marca o encerramento do curso "Centro de Memória: fundamentos e perspectivas", idealizado por Ana Maria, referência na arquivologia brasileira.
A historiadora Ana Maria Camargo (1945-2023) foi docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e uma importante pesquisadora na área de arquivologia e documentação.
A professora foi uma das fundadoras da Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP). Seu trabalho contribuiu para diversas instituições arquivísticas, como a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB), o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e o Arquivo Histórico de São Paulo.
Ana Maria também idealizou o curso "Centro de Memória: fundamentos e perspectivas", que tem por objetivo proporcionar uma visão teórico-prática da função estratégica que os centros de memória podem desempenhar no âmbito de instituições públicas e privadas.
O curso é realizado por uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a BBM, com apoio da Associação dos Arquivistas de São Paulo (Arq-SP) e a Associação Brasileira de Memória Empresarial (ABME).
Serviço
"Homenagem à memória de Ana Maria de Almeida Camargo"
Quando | 14/11, quinta-feira, às 17h
Onde | Sala Villa-Lobos da BBM, na Rua da Biblioteca, 21 - Cidade Universitária, São Paulo
Quanto | Evento gratuito e sem necessidade de inscrição, aberto ao público em geral