Livro BBM 10 anos: Uma Biblioteca Viva é lançado

A obra marca a primeira década de atividades da instituição na USP. As questões abordadas no livro são fruto do seminário BBM 10 anos: Uma biblioteca viva, que aconteceu de 16 a 18 de maio de 2023, na ocasião das comemorações dos 10 anos da Biblioteca, acrescida de artigos posteriores sobre a história da Biblioteca ou atividades relacionadas a ela


Publicado: 27/03/2025
Por Eliete Viana

No final da tarde desta segunda-feira, 24 de março, 1 dia após a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP completar 12 anos de inauguração, aconteceu o lançamento do livro BBM 10 anos: Uma Biblioteca Viva, Publicações BBM, na Sala Villa-Lobos, que celebra a primeira década da instituição na Universidade.

Marli, Alexandre e Piúba

Marli Quadros Leite (pró-reitora de Cultura e Extensão da USP), Alexandre Macchione Saes (diretor da BBM) e Fabiano Piúba (secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura) no Lançamento de BBM 10 Anos: Uma Biblioteca Viva - Foto: Julia Forner - BBM/USP

O evento contou com a presença dos quatro filhos do casal Guita e José Mindlin (Betty, Sérgio, Diana e Sonia), de membros do Conselho Deliberativo da BBM, professores e estudantes da USP, e de parte dos 32 autores dos 34 capítulos do livro, além da Direção e funcionários da Biblioteca.

Na ocasião, a pró-reitora de Cultura de Cultura e Extensão Universitária, Marli Quadros Leite, falou que o lançamento é um momento importante de celebrar os 10 anos da Biblioteca, ainda mais com “com este livro maravilhoso, que foi editado aqui na Biblioteca pelo Plinio e sua equipe”.

Público

Público do Lancamento de BBM 10 Anos: Uma Biblioteca Viva - Foto: Julia Forner - BBM/USP

Seminário

O diretor da BBM, Alexandre Macchione Saes, contou que as questões abordadas no livro são fruto do seminário BBM 10 anos: Uma biblioteca viva, que aconteceu de 16 a 18 de maio de 2023, na ocasião das comemorações dos 10 anos da Biblioteca, acrescida de artigos posteriores sobre a história da Biblioteca ou atividades relacionadas a ela. Ele lembrou da ausência e agradeceu duas pessoas que participaram do seminário e faleceram em 2023: Ana Maria Camargo, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e Danilo Santos de Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo.

Segundo Saes, a publicação foi possível por causa do trabalho e dedicação do setor de Publicação da Biblioteca, representado pelo professor Plinio Martins e às estagiárias Graciele e Isabel; do trabalho do designer Gustavo Piqueira, que fez a diagramação do livro e o ensaio fotográfico da obra; e da equipe da Editora da USP (Edusp), na figura do diretor-presidente, Sergio Miceli, que viabilizou o pregão, já que no ano passado era um momento de mudança de leis, e “graças ao apoio que a Edusp nos deu foi possível chegar na publicação do livro”.

Saes falou brevemente sobre a trajetória da Biblioteca durante sua primeira década, a importância de se “pensar os vários Brasis dentro de um acervo de brasilianas” e o significado deste livro para a história da instituição. “Estes 10 anos representam muito este momento de institucionalização da Biblioteca, de formação, do seu organograma, do seu funcionamento, sua estrutura, sua dinâmica dentro da universidade, de uma biblioteca que vinha de uma doação generosa da família, de uma formação de uma biblioteca privada que chegava na universidade pública e precisava se entender dentro desta universidade pública. São 10 anos que marcam a construção de uma nova instituição dentro da universidade. E esta nova instituição certamente teve um papel importante dentro da universidade”, frisou.

O secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano Piúba, que chegou um pouco antes do lançamento para participar da reunião do Conselho Deliberativo da BBM (veja abaixo), lembrou da bagagem cultural herdada do acervo do casal Guita e José Mindlin e fez uma citação de Mindlin, que de acordo com ele traduz um pouco a história da Biblioteca.

““Nunca me considerei o dono desta biblioteca. Eu e Guita éramos os guardiãs destes livros que são um bem público”. Então, a gente está neste lugar que é um bem público, é uma biblioteca que tem estes 10 anos, mas antes dela tem uma outra trajetória. Eu aprendi certa vez com uma professora minha lá da Universidade Federal do Ceará, que ela perguntava pra gente assim: “você já reparou que há algo muito antigo nos olhos de um recém-nascido?”, ou seja, essa Biblioteca quando ela nasce há 10 anos ela tem essa ancestralidade, este percurso, de uma biblioteca que tem uma trajetória de amor, mas é também de um compromisso e de uma responsabilidade pública com esse País”.

BBM 10 anos: Uma Biblioteca Viva

O livro aborda os principais marcos dessa trajetória, desde o gesto de doação do acervo pelo casal Guita e José Mindlin, em 2006, até os avanços nos campos da conservação, digitalização, pesquisa e disseminação do conhecimento.

Com 34 capítulos escrito por32 autores, a obra é dividida em nove partes, que destacam os temas: bibliofilia, conservação e preservação, pesquisa com obras raras, acessibilidade digital, brasilianas ao redor do mundo, os acervos existentes no Brasil e os desafios de (re)definir o papel das bibliotecas no século XXI. A organização é dos professores Alexandre Macchione Saes, diretor da BBM; Hélio de Seixas Guimarães, vice-diretor da BBM; e Plinio Martins Filho, responsável pelas Publicações BBM.

mosaico de fotos

Imagens do Lançamento de BBM 10 Anos: Uma Biblioteca Viva - Foto: Elena Souza e Julia Forner - BBM/USP


Reunião do Conselho Deliberativo da BBM

Após o almoço e antes do lançamento do livro, foi realizada uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo da BBM, na qual, além dos seus membros, esteve presente o secretário Piúba. Ele teve uma fala em que associou a retomada da Política Nacional do Livro e Leitura com a biblioteca. e, na reunião, foi pensado sobre a realização de um seminário anual, ainda sem data definida, sobre as políticas nacionais de leitura, compreendendo a importância dos acervos e bibliotecas dessa natureza.


Reunião Conselho

Reunião do Conselho Deliberativo da BBM - Foto: Julia Forner - BBM/USP