Biblioteca Brasiliana mantém intensa relação com a obra de Machado de Assis

Uma mostra e o lançamento de uma coleção tem participação da instituição Publicado: 22/11/2023 | Texto: Eliete Viana

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP tem participação em duas iniciativas sobre Machado de Assis que estão acontecendo no momento: Ocupação Machado de Assis e Coleção Todos os livros de Machado de Assis.

Para a Ocupação Machado de Assis, no Instituto Itaú Cultural, a BBM emprestou duas obras do escritor que fazem parte do seu acervo: Chrysalidas: poesias de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Livraria de B.L. Garnier, 1864; e Desencantos: Phantasia Dramatica. Rio de Janeiro: Paula Brito, 1861.

A Ocupação traz documentos que contam a vida e a obra do romancista, dramaturgo, poeta, cronista e bruxo (do Cosme Velho), entre manuscritos, primeiras edições dos seus livros, fotos, cartas e itens da biblioteca pessoal de Machado. Conta também com leituras de textos seletos do autor, feitas pelas atrizes Aysha Nascimento, Carlota Joaquina e Cleide Queirós e pela cantora Juçara Marçal.

A mostra reúne algumas das traduções que levaram as histórias de Brás Cubas e Quincas Borba, Bentinho e Capitu ao redor do globo. E com uma publicação impressa, na qual alguns autores foram provocados a revisitar Machado, com reinvenções dos personagens do Bruxo e analisando as questões raciais num dos contos do escritor.

Além deste empréstimo, o vice-diretor da Biblioteca, Hélio de Seixas Guimarães, e Luciana Antonini Schoeps – dois dos autores do livro Primeiras Edições BBM: Machado de Assis, Publicações BBM, junto com Ieda Lebensztayn – gravaram depoimentos falando sobre o surgimento do autor na vida deles, como leitores e pesquisadores. que são apresentados na Ocupação sobre Machado e sua obra.

Coleção

Guimarães, que também é professor de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, organizou a Coleção Todos os livros de Machado de Assis, Todavia, realizada em parceria com o Itaú Cultural.

O box, com tiragem limitada, foi pensado como algo especial, exclusivo e reúne características únicas: capas serigrafadas, papel especial (colorido na massa, para as capas), miolo em pólen soft 80, costura em linha colorida em cadernos de 16 páginas (para tornar confortável a abertura do livro), box rígido para organizar os volumes.

Uma nova família tipográfica, batizada de Machado Serifa, foi desenvolvida especialmente pelo designer de tipo Marconi Lima, e as letras reproduzidas nas capas de cada volume foram extraídas das páginas de rosto das 26 edições originais, em projeto gráfico desenvolvido por Daniel Trench.

Fruto de um intenso trabalho editorial e de pesquisa que levou quatro anos e envolveu mais de 20 profissionais, a coleção reúne tudo o que Machado publicou em livro em seu período de vida. As 26 edições originais revistas pelo próprio autor são a base do projeto, que busca resgatar a dicção original de Machado.

“Quisemos nos aproximar o máximo possível da dicção do escritor, que por meio do uso muito peculiar de vírgulas, pontos e vírgulas e travessões deixa implícito um ritmo de leitura muito próprio”, diz Guimarães.

Cada livro conta com apresentações inéditas e, em toda a coleção, as anotações sobre a presença da questão racial nos escritos de Machado de Assis ficaram a cargo de Paulo Dutra, professor na Universidade do Novo México (EUA) e consultor da coleção.

A caixa, no entanto, não será o único meio de ter acesso a essas edições. A partir do primeiro semestre de 2024, os livros serão publicados de forma avulsa, seguindo a ordem cronológica da obra.

A BBM tem em seu acervo mais de 400 itens diretamente relacionados a Machado de Assis, entre eles estão as primeiras edições dos livros do escritor, publicados entre 1861 e 1908, compreendendo 25 títulos de sua autoria sendo ao todo 49 volumes. Saiba mais em: https://machadodeassis.bbm.usp.br/

Com informações do Instituto Itaú Cultural e Editora Todavia

Ocupação Machado de Assis
Quando | 18/11/2023 a 04/02/2024