Edital

5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da BBM

Fábio Franzini

Projeto: Senhores e escravos além-mar: Estudo sobre edições e recepções estrangeiras de Casa-grande & senzala

Gerda Maisa Jensen

Projeto: Três vezes 22 em Ciências Naturais

Giovanna Gobbi Alves Araújo

Projeto: A ‘nova Castália’: vividez e restituição mitológica na épica romântica brasileira

Laísa Fernandes Tossin

Projeto: Aba-nhehen, a língua boa das gentes do Brasil. Contribuições das línguas africanas na constituição das línguas gerais

Lúcia Klück Stumpf

Projeto: Estampas de Guerra: Imagens da Guerra do Paraguai (1864-1870) nos álbuns e livros ilustrados do acervo e arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Ron Naiweld

Projeto: O encontro do mito bíblico com o Brasil nos escritos de Simão de Vasconcelos (La rencontre du mythe biblique avec le Brésil dans les écrits de Simão de Vasconcelos)

Siveli Maria de Toledo Russo

Projeto: Algumas reflexões sobre documentos eclesiais salvaguardados na BBM, entre textos e imagens

Télio Anisio Cravo

Projeto: “Sertões” do Império em Construção: algodão, política e trabalho compulsório na Companhia de Navegação e Comércio do Mucuri (1847-1861)


Programa de Editais de Residência em Pesquisa BBM-PRCEU-USP - 5ª Edição

A partir do dia 1º de setembro de 2019, pesquisadores podem se inscrever na quarta edição do Programa de Residência em Pesquisa para desenvolvimento de projetos relacionados ao acervo e ao arquivo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

A finalidade do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.

O público-alvo se resume a pesquisadores brasileiros e estrangeiros nas categorias sênior, professor licenciado, professor/pesquisador independente ou em disponibilidade parcial para a pesquisa, assim como doutorandos que possuam financiamento próprio e pretendam permanecer de um a seis meses desenvolvendo projetos junto à Biblioteca.

O edital oferece oito vagas, sendo três projetos voltados para a pesquisa do material constante no acervo da biblioteca e relacionado aos temas do projeto 3x22. O projeto 3 vezes 22 pretende promover o confronto de três 22’s: o da Independência, o da Semana de Arte Moderna e aquele que nossa geração vivenciará. Para isso, vale-se do rico material conservado pela BBM para encontrar nos documentos, nos livros e nos autores esquecidos e renegados pelas vertentes dominantes de nossa historiografia as evidências, as perspectivas e as interpretações que possam contribuir para a análise de nossa história.

Outros três projetos voltados para a pesquisa do material constante do acervo da biblioteca que abordem outros recortes temáticos também serão selecionados; bem como um projeto sobre conservação e restauro; e, por fim, um projeto dedicado à pesquisa do material existente no arquivo da biblioteca.

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP), possui um dos mais ricos acervos de brasiliana no país, constituída por aproximadamente 60 mil volumes divididos em quatro principais vertentes temáticas: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte, e livros como objeto de arte. Como parte das quatro vertentes temáticas é possível encontrar obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas

O Edital da 5ª edição do Programa de Residência em Pesquisa da BBM pode ser visualizado na íntegra no link acima.